Em atendimento à legislação eleitoral, os demais conteúdos deste site ficarão
indisponíveis de 2 de julho de 2022 até o final da eleição estadual em São Paulo.

Furp

Linha do Tempo

  • 1968

    A Lei Estadual 10.071 de 10/04/68 autoriza o Poder Executivo a instituir a Fundação para o Remédio Popular – FURP. A ideia surgiu de professores da Faculdade de Farmácia da Universidade de São Paulo.

  • 1974

    No dia 9 de março a FURP entrou oficialmente em atividade, na Rua Paula Souza, 166, região central da Capital. A primeira produção foi destinada para o combate de endemias.

  • 1979

    O decreto 14.103/79 de 24/10/79 declara a FURP entidade de utilidade pública.

  • 1984

    Inauguração do Parque Industrial de Guarulhos no dia 27/03/84, em uma área de 220 mil metros quadrados, sendo 16,5 mil metros quadrados de área construída. Nos anos seguintes a área construída passou para os 41 mil metros quadrados atuais.

  • 1995

    Inicia sua efetiva participação na Assistência Farmacêutica do SUS, como responsável pela operacionalização do Programa Dose Certa, simultaneamente ao processo de modernização em sua estrutura organizacional, incluindo a aquisição de equipamentos mais modernos e eficientes.

  • 1998

    A Fundação Carlos Alberto Vanzolini - FCAV, referência internacional para a certificação no âmbito das normas ISO 9001 para Sistema de Gestão da Qualidade, iniciou as auditorias no Sistema de Gestão da Qualidade da FURP. Em agosto a FCAV emitiu o primeiro certificado para o escopo: "Processo de envase e comercialização de produtos na forma farmacêutica de pó estéril".

  • 2005

    Em julho foi concluída a reforma da unidade de sólidos com a introdução de equipamentos modernos e eficientes que permitiu à FURP um aumento significativo em sua produção.

  • 2006

    A FURP ultrapassa a barreira das 2,5 bilhões de unidades farmacotécnicas faturadas.

  • 2007

    Em setembro a FURP foi ampliada com a inauguração da fábrica de Produtos Farmacêuticos Especiais. Com cerca de 6.300 metros quadrados, a fábrica está estruturada em módulos, cada um com os sistemas de utilidades de suporte à produção independentes. Essa estrutura permite a fabricação de medicamentos que exigem áreas exclusivas e segregadas.

  • 2008

    Em setembro de 2008, foi ampliado o escopo da certificação, no âmbito das normas ISO 9001 para Sistema de Gestão da Qualidade da FURP, para "Fabricação e fornecimento de produtos farmacêuticos sólidos, semissólidos e estéreis".

    Fundação modernizou seu sistema de tratamento de efluentes industriais e sanitários com a implantação da Estação de Tratamento de Efluentes (ETE).

  • 2009

    Em junho foi inaugurada a unidade em Américo Brasiliense, com 27 mil m² de área construída, capacidade para produção de 1,2 bilhões de unidades farmacotécnicas sólidas e 22 milhões de ampolas-vidro por ano, com um turno de produção.

    No processo de renovação da certificação, no âmbito das normas ISO 9001 para Sistema de Gestão da Qualidade da FURP, foi ampliado o seu escopo, abrangendo também o processo de dispensação de medicamentos nas unidades Farmácia Dose Certa – primeira certificação ISO em farmácias do setor público.

    Em dezembro a FURP desenvolveu um novo sistema de bulas em áudio, destinados aos deficientes visuais, pessoas analfabetas, com baixa visão e deficiência motora.

  • 2010

    No início do ano a FURP passou a fazer da parte da diretoria do Sindusfarma (Sindicato da Indústria de Produtos Farmacêuticos no Estado de São Paulo), na condição de suplente para o período 2010/12.

    Em setembro a Fábrica de Produtos Farmacêuticos Especiais recebeu o nome de “Luiz Roberto Barradas Barata” em homenagem ao ex-Secretário da Saúde do Estado de São Paulo.

    Em outubro, a unidade de Guarulhos foi recertificada, no âmbito das normas ISO 9001, no seu Sistema de Gestão da Qualidade.

  • 2011

    Em julho, a unidade de Américo Brasiliense foi certificada em Boas Práticas de Fabricação-BPF, o que permitiu o início da produção de rotina.

    Em setembro, foi aprovada a inclusão da unidade de Américo Brasiliense no Programa Estadual de Parcerias Público-Privadas-PPP.

  • 2012

    Assinatura de convênios com o Ministério da Saúde (MS) que fazem parte das Parcerias para o Desenvolvimento Produtivo (PDP), com transferência de tecnologia para a produção nacional de medicamentos de valor agregado como imunossupressores, para combate à AIDS, doença de Parkinson, endometriose e leiomioma de útero e esclerose múltipla.

    FURP e Novartis anunciaram uma PDP, sob coordenação do MS, que resultará na transferência de tecnologia para produção de medicamentos para tratamento de pacientes submetidos a transplantes.

    Programa Dose Certa atinge a marca de 20 bilhões de unidades farmacotécnicas distribuídas aos municípios paulistas.

    Entra em operação parceria entre FURP, Fundação Faculdade de Medicina, Instituto de Radiologia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo para a produção de radiofármacos (FDG) na utilização em tomografia por emissão de pósitrons.

    Unidade de Guarulhos foi recertificada, no âmbito das normas ISO 9001, no seu Sistema de Gestão da Qualidade.

    A diretoria do COSEMS-SP realizou pela primeira vez sua reunião mensal na sede da FURP em Guarulhos.

    Realizada audiência pública, no Centro de Convenções Rebouças, para apresentação da Parceria Pública Privada - PPP da unidade de Américo Brasiliense.

  • 2013

    O governador Geraldo Alckmin anuncia o lançamento do edital de Concorrência Internacional da PPP da FURP de Américo Brasiliense.

    Assinatura de três parcerias com laboratórios privados. Em parceria com a EMS, a FURP irá produzir a Galantamina, contra o mal de Alzheimer. Com a Firstline irá fabricar o COIL Pioneer, espirais de platina utilizados em procedimentos no tratamento de aneurisma cerebral, e com a Politec irá produzir três modelos de aparelhos auditivos.

Unidade Guarulhos - Rua Endres, 35 - Itapegica - Guarulhos/SP
CEP: 07043-902 - PABX (11)2423-6000

Unidade Américo Brasiliense - Alameda Deputado Aldo Lupo, 1200 - Vista Alegre - Américo Brasiliense/SP
CEP: 14820-000 - PABX (16)3392-2924
Governo do Estado de SP