Foi publicado no Diário Oficial do Estado de São Paulo, na última sexta-feira (28/10), o convênio entre a FURP e o Instituto Butantan, de transferência de tecnologia para desenvolvimento de medicamentos a serem fornecidos ao SUS (Sistema Único de Saúde).
O acordo foi articulado na quarta-feira (26/10) pelo atual Secretário de Ciência, Pesquisa e Desenvolvimento em Saúde do Governo de São Paulo, David Uip, pelo Superintendente da FURP, Fabiano Marques de Paula e pelo Presidente do Instituto Butantan, Dimas Covas.
Pelo convênio, o Butantan e a Furp poderão compartilhar conhecimentos técnicos, científicos e experiências, além de estruturas físicas, equipamentos, materiais e mão de obra especializada e de apoio.
A vigência contratual terá a duração de 12 meses. Em 90 dias serão definidos quais medicamentos farão parte do novo portfólio “Butantan-Furp”. Também será verificada a viabilidade técnica para implantação de tecnologia de fabricação de cada medicamento proposto. Ainda nos próximos três meses, o acordo prevê que sejam identificados no mercado empresas e instituições públicas ou privadas que detenham a tecnologia de fabricação dos produtos que se pretende incluir no portfólio.