Portal do Governo do Estado de São Paulo

Tamanho do texto Contraste Imprimir

Notícias

VICE-PRESIDÊNCIA ALFOB - 01/04/2019

No dia 28 de março, o superintendente da FURP, Sr. Afonso Celso de Barros Santos, assumiu a 2ª Vice-Presidência da ALFOB – Associação dos Laboratórios Farmacêuticos Oficiais do Brasil.

Esse mandato irá até o fim de 2019.

Atualmente, a ALFOB conta com 19 Laboratórios Farmacêuticos associados, e com representação formal junto ao Ministério da Saúde e ao grupo gestor do Complexo Industrial da Saúde. A maioria de seus associados está vinculada a governos estaduais, quatro são ligados a universidades e cinco a instituições federais.  

Os Laboratórios Farmacêuticos Oficiais (LFOs) estabelecidos têm portes variados e características técnicas, administrativas e financeiras distintas, mas sua missão principal é produzir medicamentos, soros, vacinas, kits de diagnóstico e produtos para a saúde que atendam a Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (Rename) e, por consequência, a demanda do Sistema Único de Saúde (SUS).

Os LFOs agem não somente na manufatura, mas são estratégicos como indutores de políticas de pesquisa e inovação, desenvolvimento de formulações e novos fármacos e, ainda, como reguladores de preços no mercado nacional.