Foi publicado no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira (20/07) o decreto em que a Fundação para o Remédio Popular (FURP) está vinculada oficialmente na Secretaria de Ciência, Pesquisa e Desenvolvimento em Saúde. A pasta é comandada pelo infectologista David Uip.
A mudança aponta para um novo momento na história da Fundação, uma vez que a secretaria será responsável por integrar as ações de vigilância epidemiológica, assistência, pesquisa, ensino e produção de novas vacinas e de medicamentos para combate a doenças infecciosas.
“Vejo uma perspectiva muito boa nessa nova fase. É uma conquista para a FURP, que desenvolve um trabalho estratégico em prol da saúde pública”, diz Fabiano Marques de Paula, Superintendente da FURP.
Farão parte da nova Secretaria: o Instituto Butantan, Instituto de Saúde, USP (Unidade de São Paulo), Unicamp, Unesp, Univesp, Famema ,SIMI, Fundação Seade, IDEA-GOV, FURP, FUNCET, IPT, FAPESP, FAMERP e também o Comitê Científico, que prestou aconselhamento às decisões tomadas pelo Governo de São Paulo durante a pandemia da COVID-19.