O secretário de Ciência, Pesquisa e Desenvolvimento em Saúde, David Uip, e o secretário adjunto, Carmino de Souza, visitaram as instalações dos laboratórios da FURP, na manhã dessa quinta-feira, 11 de agosto. O encontro contou com a presença do Superintendente da Fundação, Fabiano Marques de Paula, os gerentes e coordenadores da instituição.
Na ocasião também foram discutidos temas como medicamentos, equipamentos, investimentos, além de projeções para o futuro.
Segundo Uip, a mudança aponta para um momento histórico, e entre as estratégias está o plano de avanço e modernidade: “Nós acreditamos muito na FURP e estamos muito confiantes. Meu objetivo é que a fundação possa ser futuramente uma das referências na indústria farmacêutica”
Para o Superintendente, Fabiano Marques de Paula, a visita trouxe boas perspectivas: ”A FURP passa por um novo momento e tem um papel fundamental no governo de São Paulo. Vamos participar do rol de pesquisas que trabalham com inovação e desenvolvimento de novos medicamentos, sempre voltadas para o atendimento do SUS, o que é nossa missão”
FURP em nova pasta
Desde 20 de julho a FURP passou a ser vinculada na Secretaria de Ciência, Pesquisa e Desenvolvimento em Saúde. A mudança aponta para um momento histórico da fundação, uma vez que a nova secretaria será responsável por integrar as ações de vigilância epidemiológica, assistência, pesquisa, ensino e produção de novas vacinas e de medicamentos para combate a doenças infecciosas.
Além da FURP integram: o Instituto Butantan, Instituto de Saúde, USP (Unidade de São Paulo), Unicamp, Unesp, Univesp, Famema ,SIMI, Fundação Seade, IDEA-GOV, FURP, FUNCET, IPT, FAPESP, FAMERP e também o Comitê Científico, que prestou aconselhamento às decisões tomadas pelo Governo de São Paulo durante a pandemia da COVID-19.