O Dia Nacional da Educação Infantil é comemorado nessa quinta-feira, dia 25 de agosto, em todo o país. Uma data que suscita o debate sobre o acesso ao ensino na primeira infância e que foi instituído por lei em 2012, em uma homenagem ao nascimento da fundadora da Pastoral da Criança, a médica Zilda Arns, que faleceu em um terremoto no Haiti em 2010.
A Fundação para o Remédio Popular – FURP proporciona para os filhos e netos de seus empregados o Centro de Convivência Infantil (CCI), que conta com professores pedagogos e que tem por objetivo proporcionar uma educação infantil de qualidade, durante o horário de trabalho de seus responsáveis. A grande maioria das crianças já saem alfabetizadas e preparadas para a educação básica.
“Somos uma equipe que trabalha respeitando a criança, ouvindo-as e participando de todos os seus momentos de desenvolvimento, construindo um ambiente coletivo lúdico e desafiador”, destaca Ciary Lopes, responsável pela coordenação escolar. “Com 4/ 5 anos já iniciam as sequências de atividades em linguagem oral e escrita, matemática, natureza e sociedade e entram no Ensino Fundamental sem dificuldades nos estudos”, complementa Aline Cristine, a Coordenadora Pedagógica.
Para o Superintendente da FURP, Fabiano Marques de Paula, o CCI é um benefício que a FURP manteve, e encoraja seus empregados a progredirem em sua carreira, ao mesmo tempo que demonstra empatia em relação a sua vida pessoal: “Essa medida proporciona uma rotina mais flexível e cria um ambiente mais solidário”.
Como funciona?
O CCI foi construído em uma área interna da empresa e atende em período integral, das 7h às 17h15. Conta com Berçário (com sala de amamentação), Infantil I, II, III, IV e V. Atualmente possui 21 crianças, dos quatro meses aos cinco anos de idade, com acompanhamento especial e diferenciado para crianças com necessidades especiais.
Duas professoras, uma líder de berçário, uma auxiliadoras e três monitoras fazem o atendimento aos alunos. O espaço conta com salas de aula, biblioteca, brinquedoteca, playground, quadra e espaço para atividades ao ar livre.
A metodologia de ensino segue com atividades diferenciadas para cada idade, nas áreas de conhecimento, roda de história, roda de música, sala de projeto, artes e informática. As crianças são estimuladas com vivências, nas quais exercitam seus direitos e estabelecem contatos com os campos da experiência como protagonistas do seu desenvolvimento.
As refeições servidas na escola (café da manhã, almoço e lanche da tarde) são realizadas em um refeitório próprio, com cardápio elaborado por uma nutricionista, com base na prática da alimentação saudável.
Treinamentos como “Primeiros Socorros” e “Prevenção de Acidentes” (como agir, em caso de crianças alérgicas a algum alimento, por exemplo) também são ministrados no espaço por um Supervisor de Saúde, que tem por objetivo gerenciar os riscos e garantir a segurança e a saúde das crianças e de toda equipe multidisciplinar.
Educação infantil e o impacto no futuro
Um dos maiores objetivos da educação infantil é a socialização. E o que isto quer dizer? É preciso que todo contexto escolar esteja empenhado para que, nesta fase, a criança tenha possibilidades de se desenvolver, fazendo escolhas e tendo pequenas responsabilidades, de modo que sua autoconfiança seja trabalhada desde cedo.
Por meio dos projetos e experiências desenvolvidos, elas adquirem conhecimentos que contribuem para o estímulo a novas descobertas. Elas constroem conhecimentos básicos para viver em sociedade. Com jogos e demais trabalhos pedagógicos, aprendem a respeitar o espaço do próximo e a trabalhar em equipe.
Tudo isso impacta diretamente no futuro das crianças. Elas crescem com uma visão de mundo mais ampla e sentem-se mais confiantes e seguras para as próximas etapas de aprendizagem.