Furp

Notícias

20 de janeiro - DIA DO FARMACÊUTICO - 20/01/2023

Comemorado hoje no Brasil, 20 de janeiro, o Dia Nacional do Farmacêutico reforça a atuação do profissional de saúde nos estudos da composição, nos processos produtivos dos medicamentos e cosméticos e produtos de higiene utilizados em seres humanos e animais.

Especializado no desenvolvimento, manipulação e controle, o especialista atua principalmente na assistência farmacêutica. O profissional pode trabalhar em farmácias e drogarias, como o responsável técnico, ou atuar na fiscalização sanitária combatendo a fabricação de remédios falsificados ou na parte de análise clínica dos laboratórios, exames bioquímicos, hematologia e microbiologia.

Aqui na FURP esses profissionais assumem um papel importantíssimo: além do contato com a fabricação dos medicamentos, o farmacêutico assume um papel responsável perante a sociedade na busca pela cura e melhorias na qualidade de vida.

Por isso, nada mais justo que oferecer nesse dia o devido reconhecimento a esses profissionais!

Parabéns a todos os Farmacêuticos!

História da Profissão

A data foi escolhida tendo como referência a fundação da Associação Brasileira de Farmacêuticos (ABF), em 20 de janeiro de 1916. O reconhecimento oficial, feito através da Resolução nº 460, de 23 de março de 2007, teve como objetivo unificar a comemoração do Dia do Farmacêutico e alcançar maior visibilidade e reconhecimento. Já a Comenda do Mérito Farmacêutico que visa distinguir farmacêuticos e autoridades pelos relevantes serviços prestados à profissão, foi criada pelo Conselho Federal de Farmácia, por meio da Resolução nº 323, de 16 de janeiro de 1998.

A profissão remete-se aos antigos boticários e apotecários que eram especialistas na utilização de remédios e na criação de novos fármacos. Eles tratavam de diversas doenças e também trabalhavam na criação de perfumes. Muitas vezes, substituíam os médicos que eram poucos sendo em muitos casos a única chance de vida daqueles que não tinham acesso aos hospitais.

Nos primeiros tempos da profissão, a matéria-prima principal era a própria natureza e o conhecimento baseava-se na observação. Atualmente, o trabalho dos farmacêuticos é feito com material sintético, manipulado a partir do conhecimento agregado através dos anos e ligado ao conjunto de tecnologias existentes.

 

Unidade Guarulhos - Rua Endres, 35 - Itapegica - Guarulhos/SP
CEP: 07043-902 - PABX (11)2423-6000

Unidade Américo Brasiliense - Alameda Deputado Aldo Lupo, 1200 - Vista Alegre - Américo Brasiliense/SP
CEP: 14820-000 - PABX (16)3392-2924